quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Itamar Franco recebe homenagem no RJ




O ex-presidente Itamar Franco foi homenageado nesta quarta-feira, 26 de agosto, em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal do Rio. A iniciativa foi da vereadora Aspásia Camargo (PV).
Em seu discurso, o ex-Presidente defendeu a importância do Poder Legislativo. Segundo ele, a atual crise do Senado Federal tem colaborado para o questionamento sobre a funcionalidade das casas legislativas. "Já há quem se pergunte no Brasil: Para que serve o Congresso Nacional?”, alertou Itamar Franco acrescentando ainda que a sociedade não se dá conta de que o Presidente da República é o agente principal na promoção do equilíbrio entre os poderes. Ele criticou a interferência do presidente Lula nas atividades do legislativo federal.
"Já é hora do Brasil ter candidaturas livres para fugir da ditadura dos partidos. Devemos voltar a discutir a possibilidade de implantar o sistema parlamentarista no país", declarou. Para o ex-Presidente, temas como parlamentarismo, voto obrigatório, saúde, Petrobrás e o pré-sal, remédios, drogas, alimentação, violência, tansporte, meio-ambiente, política externa e robótica, devem ser discutidos abertamente por todos os brasileiros, especialmente nas universidades, espaços de formação superior, e nos sindicatos.
Itamar Franco lembrou que para o sucesso do plano real foi fundamental o trabalho do seu ex-ministro do Planejamento Alexis Stepanenko. " Quando assumi a Presidência, em 1992, tinha três metas essenciais: manter o estado de direito, porque muitos achavam que meu governo não duraria 48 horas; recuperar a auto-estima do povo brasileiro, o que foi muito difícil, mas como é um povo valoroso, conseguimos; e controlar a inflação e estabelecer o valor da moeda, não tínhamos referência da moeda, a inflação era de mais de dois por cento ao dia”, relembrou Itamar Franco.
A homenagem ao ex-Presidente pelo “Dia da Câmara” teve como objetivo lembrar os atentados terroristas de 27 de agosto de 1980, que ocorreu no gabinete do ex-vereador Antonio Carlos Nunes Carvalho (Tonico) e na Ordem dos Advogados do Brasil, no mesmo dia. Participaram da solenidade os vereadores Jorge Felippe (PMDB), presidente da Casa e Stepan Nercessian (PPS), vice-presidente
Fonte: Câmara Rio Notícias

Nenhum comentário: